27 de abr. de 2009

Encontro de clássicos em Tarumã

.
Primeira etapa da Fórmula Classic reuniu carros antigos em Viamão


A começar pela idade dos pilotos, a corrida que aconteceu no início da tarde de ontem no Autódromo de Tarumã foi um culto ao saudosismo. Apelidada de “Velhozes e Furiosos”, a Fórmula Classic reuniu 14 automóveis históricos, símbolos das décadas de 60 e 70, em sua primeira etapa.

Disputada paralelamente à etapa do Metropolitano de Arrancada, a competição foi acompanhada por um público de cerca de 3 mil pessoas. Todas curiosas com a potência e a história de cada veículo.

– Esse carro chegou com o cônsul da França a Porto Alegre, no início da década de 50. Sou o quarto proprietário – contou o piloto Tibiriçá de Los Santos, enquanto preparava seu Renault 4CV para a primeira bateria.

O automóvel, que acompanha o advogado há 22 anos, é o carro mais antigo da Fórmula Classic: foi fabricado em 1948.

Os competidores completaram duas baterias de 25 minutos, com os veículos divididos em três categorias: a D1, para os de até 1.300 cilindradas, a D2, para veículos entre 1.301 a 1.600 cilindradas, e a D3, para acima de 1.600. Na etapa de ontem, só participaram pilotos das categorias D2 e D3.

Mas, se a idade dos carros é a atração da prova, muitas vezes ela também é problema para os pilotos. Dos 16 inscritos, dois nem entraram na pista, por problemas mecânicos. Durante a corrida, outros dois veículos não conseguiram completar todo o circuito

Próxima corrida da Classic será em Santa Cruz

Entre os pilotos da Classic, um se destacou nas duas baterias; o engenheiro mecânico Rogério Franz. Dono de um Fiat 147, Franz coleciona troféus em diferentes competições automotivas, de motocross a rali. O gaúcho foi o único brasileiro participante do rali 19 Capitales Histórico, que reuniu 149 veículos históricos no Uruguai, em março.

– Apesar do tempo e do investimento dispensados, vale a pena disputar – confessou Franz, que corre desde 1986.

A competição no Uruguai é um exemplo da popularidade das corridas de carros antigos em outros lugares. Criada em 1999 no Estado, a Fórmula Classic é uma iniciativa do comerciante Ricardo Trein, organizador da corrida. Para participar, os carros precisam ter mais de 30 anos, ser registrados na Federação Gaúcha de Automobilismo e conter todos os itens de segurança.

Além da etapa inicial de ontem, a Fórmula Classic conta com mais quatro etapas, duas delas também no Autódromo de Tarumã. Os grandes campeões só serão conhecidos em dezembro, mas o próximo encontro das velharias automobilísticas já tem data e local definidos: dia 31 de maio, em Santa Cruz.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2489431.xml&template=3898.dwt&edition=12194&section=1036
.

Nenhum comentário: