25 de mai. de 2009

Bela, rara e desafiadora


Recuperar uma picape International Harvester 1941 levou 23 anos

SÃO PAULO - Restaurar um veículo antigo não é uma tarefa fácil. Se for uma picape, o trabalho é maior - por isso há tantas que viram hot rod. Caso o modelo seja raro, a dificuldade aumenta mais. Esse é o caso da picape International Harvester K-1 de 1941 do oficial de justiça João Eduardo Guerreiro.

Não à toa, esta caminhonete foi premiada como um dos destaques do tradicional Encontro Paulista de Autos Antigos, em Águas de Lindoia, no interior, há dois anos. "Acredito que a minha picape seja o único exemplar inteiro hoje no Brasil", comenta o dono.

Até a origem da K-1 nestas bandas é especial. "A (fabricante de bebidas) Antarctica trouxe algumas unidades para a sua frota", conta. "Por ser destinada ao trabalho, ela é bem simples."


O motor é exemplo dessa vocação. Chamado de Green Diamond, é um seis-em-linha 3.5 a gasolina de 84 cv (brutos). "Ele vai durar uns 200 anos", brinca Guerreiro. "As camisas são de material muito resistente. Quando há vazamento, basta trocar os anéis, não precisa retificar", diz. Como curiosidade, a marcha lenta fica ao redor de preguiçosas 350 rpm. O câmbio é de três marchas, com a primeira "seca", não sincronizada.

A mecânica estava em boas condições quando Guerreiro a comprou, em 1984. Ao contrário do resto. "Ela estava num sítio em Mogi das Cruzes, servindo de galinheiro. Nunca imaginei que fosse ficar como está hoje."

A restauração só terminou em 2007, depois de muitos anos parada. "Pensei até em tocar fogo nela, pois se eu não conseguisse terminá-la, ninguém mais iria", lembra.

Lançada em 1940, a série K era uma família de picapes e caminhões da International Harvester, marca especializada em veículos agrícolas e utilitários.

O número 1 após o K significa que se trata da versão com 500 kg de carga máxima. O 2 designava 750 kg, o 3, 1 tonelada, e assim por diante, até a K-8. Seu desenho com capô pontudo, teto abaulado e faróis embutidos nos para-lamas marcou época.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,bela-rara-e-desafiadora,375228,0.htm
.

Nenhum comentário: