23 de jul. de 2008
Os cem anos do "Fordinho"
Antigomobilistas (aficionados por carros antigos) de todo o mundo comemoram neste ano o centenário do Ford T, o carro que deu início à moderna indústria automobilística. Lançado em outubro de 1908, a criação do genial Henry Ford viabilizou o conceito de linha de montagem - que permitiu a fabricação em série de veículos acessíveis à classe média. Nascia, assim, o primeiro "carro popular" da história.
No lançamento, o Modelo T custava US$ 825. Poucos anos depois, o preço já caíra para US$ 260. Vendeu mais de 15 milhões de exemplares. Para Henry Ford, o Modelo T só seria barato se seus operários pudessem adquirí-lo. Por isso, ele baixou o preço do carro e aumentou o salário de seus colaboradores. Até então, carro era coisa de rico (mal comparando, seria como se hoje alguém produzisse um helicóptero para a classe média).
Uma curiosidade: todos os carros que saíam da linha de montagem da Ford eram pretos. Ford dizia: "Meus clientes podem escolher a cor do carro, desde que seja preto". Mas, por que a insistência no preto? Fernando Viero, diretor do Museu de Tecnologia da Ulbra (que detém um dos melhores acervos de carros clássicos do mundo), me explicou o porquê: "A tinta preta secava mais rápido".
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