20 de dez. de 2008
19 de dez. de 2008
Primeiros registros de tatuagens têm pelo menos 5 mil anos
É dessa idade a múmia congelada do caçador da Idade do Bronze encontrada em 1991, entre a Itália e a Áustria, que acredita-se ser o mais antigo corpo tatuado do mundo
Apesar de geralmente associada à juventude, a tatuagem é uma forma de expressão bastante antiga. Ao longo de sua existência, ela representou a arte e o modo de vida de diversas sociedades ao simbolizar ritos de passagem e importantes momentos históricos. Em indivíduos, retrata momentos particulares da vida ou simplesmente serve como ornamento.
É difícil definir datas precisas para o surgimento da tatuagem. Sabe-se que ela foi usada por diversos povos antigos em diferentes tempos e lugares, como Polinésia, América, Europa, Japão e China.
Os primeiros registros de pigmentação com tintas sob a pele remetem a pelo menos 5 mil anos. É dessa idade a múmia congelada do caçador da Idade do Bronze encontrada em 1991, entre a Itália e a Áustria, que acredita-se ser o mais antigo corpo tatuado do mundo.
"Ötzi, o homem do gelo", foi encontrado em um glaciar e estava tão bem conservado que foi possível contabilizar suas tatuagens, 57 no total. No Egito também foram encontradas múmias tatuadas, que datam do período entre 4000 e 2000 a.C.
Entre os povos da Ásia, especialmente os polinésios, a tatuagem é presente há pelo menos 4 mil anos. Na América, no século 15, havia índios tatuados quando Cristóvão Colombo chegou ao continente.
Europa
Na era das grandes navegações, foram justamente estes exploradores que apresentaram ao mundo a exótica arte dos corpos tatuados. Não era raro levar nativos tatuados encontrados em terras longínquas para exibição na Europa.
Em 1769, o inglês James Cook (o mesmo que "descobriu" o surfe) e sua tripulação ficaram encantados ao chegar ao Taiti e ver a população local coberta de desenhos em vez de roupas.
Esta viagem de Cook é um momento célebre na história da tatuagem. Foi ele quem inventou a palavra tattoo (tatuagem), em inglês. Em seu diário de bordo, ele escreveu que os habitantes exibiam "suas tattoos com muito orgulho", batizando a técnica com o nome pelo qual ficou conhecida.
Tattoo deriva do taitiano tatau, que significa marcar. Tatau também seria a onomatopéia para o ato de tatuar-se, na qual tat seria o barulho do instrumento que perfura a pele e o au o grito de dor da pessoa sendo tatuada.
Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/primeiros-registros-tatuagens-cinco-mil-anos-409823.shtml
.
Sex Pistols pode voltar a gravar em 2009
Emblemática banda punk dos anos 70 ameaça entrar em estúdio para concluir novo álbum
Formada em 1975, em Londres, The Sex Pistols revolucionou o rock da época, não só com sua música agressiva, mas também com seu look rebelde e o comportamento iconoclasta.
Membro da formação original, o baixista Glen Mattlock, que foi chutado em 77 para dar lugar a Sid Vicious, contou em entrevista ao site The Quietus.com que o grupo voltou a se reunir em estúdio durante o verão europeu para realizar algumas gravações.
Segundo ele, esse não é o início de um novo álbum, mas não negou a possibilidade de gravar um disco inédito.
O ícone do punk reflete sobre um possível retorno da banda à ativa, depois das turnês caça-niqueis que já fizeram:
"Todos temos idéias entre nós. Nosso retorno é uma faca de dois gumes: se o disco não for bom como o original, queima o filme. E se não gravarmos o novo álbum, as pessoas vão querer saber por que. Mas vai depender da gente. Somos os mestres dos nossos próprios destinos."
A última reunião da banda aconteceu durante o ano de 2007, em razão dos shows comemorativos dos 30 anos do álbum Never Mind The Bolocks nos Estados Unidos e Inglaterra.
Fonte: http://msn.skolbeats.com.br/beatsbox/noticia/2591
.
17 de dez. de 2008
Carros antigos da F1 desfilarão em Interlagos em Março de 2009
SÃO PAULO - Marca registrada da história do automobilismo mundial, o circuito de Interlagos terá a honra de sediar a abertura da mais recente categoria da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) - iniciada em 2008 -, a Historic Formula One (Fórmula Um Histórica).
Nos dias 21 e 22 de março, a pista brasileira receberá os carros que fizeram história na categoria e voltam às pistas em um grande clima de nostalgia. Além das corridas, nas mesmas datas, Interlagos receberá um festival de história do automobilismo.
Interlagos tem seu nome cravado na história da Formula 1, ratificada na última temporada por Lewis Hamilton e Felipe Massa e a emocionante última etapa da temporada de 2007.
Carros históricos como a Arrows de 1977, a Lotus de 1987, pilotada na época por Ayrton Senna e até mesmo a única equipe brasileira da história da categoria máxima do automobilismo, a Copersucar, marcam presença nas corridas da Formula 1 Histórica. São 25 pilotos na categoria, com destaque para o italiano Pietro Ratti, piloto da Copersucar.
- John Hughes (presidente da Comissão de Automobilismo Histórico da FIA) nos convidou no verão e está pessoalmente envolvido na corrida do Brasil. Estamos cuidando da logística da mesma maneira que fizemos na corrida do Bahrein, há alguns anos. Isso mostra que a categoria é reconhecida ao redor do mundo. Não existem categorias em que os membros voam pelo planeta para correr de graça, declarou Oliver McCrudden, chefe de eventos da categoria.
A temporada de 2009 da Fórmula Um Histórica terá nove etapas. Após Interlagos, os carros partirão para Spa-Francorchamps, Hockenheim (Jim Clark Festival), Monza (Coppa Intereuropa), Silverstone (Silverstone Classic), Donington Park (Formula Superliga), Nürburgring (Eiffelrennen), Jarama (Espanha) e Estoril (Portugal).
Fonte: http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/12/10/e101211093.shtml
.
16 de dez. de 2008
'Vovó da tatuagem' contabiliza 500 horas de desenhos no corpo
Britânica Isobel Varley tem 71 anos e se tatua há 22.
Ela raspou a cabeça para dar mais espaço aos tatuadores.
A britânica Isobel Varley, 71, começou a fazer tatuagens há 22 anos e diz que já contabiliza 500 horas “de agulha”. No início de dezembro, ela participou de uma convenção de tatuagens em Berlim, na Alemanha, para mostrar o resultado desse trabalho. Em seu site, também é possível ver a transformação de Isobel, que até raspou a cabeça para dar mais espaço para os tatuadores.
Segundo o site “Daily Mail”, ela só fez o primeiro desenho no corpo em 1986, quando tinha 49 anos. “Foi na primeira convenção de tatuagens da qual participei. Fiquei empolgada e surpresa em ver pessoas tatuadas”, disse. A idéia inicial era fazer apenas uma tatuagem – um pequeno pássaro --, mas ela disse que se apaixonou e acabou viciando em registrar mais imagens em seu corpo.
Apesar das centenas de tatuagens, ela não quer que seu rosto seja coberto pelas imagens e mantém uma “linha” que não deve ser ultrapassada. “Quero que as pessoas saibam como é meu rosto”, afirmou a mulher, que ainda não tem planos de parar com esse hobby.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL917653-6091,00-VOVO+DA+TATUAGEM+CONTABILIZA+HORAS+DE+DESENHOS+NO+CORPO.html
.
12 de dez. de 2008
Morre Bettie Page
Ex-modelo tinha 85 anos.
Ela foi um dos ícones da revolução sexual dos anos 60.
A ex-modelo e atriz Bettie Page, cujas fotos ajudaram a desencadear a revolução sexual dos anos 60, morreu nesta quinta-feira (11) em Los Angeles, aos 85 anos, informou seu agente, Mark Roesler, em um comunicado.
O site de Bettie Page informou ainda que a pin-up morreu de pneumonia em um hospital. No dia 2 de dezembro, ela havia sofrido um ataque cardíaco, não recuperou a consciência e permanecia internada.
Febre
A partir de 1950, Bettie Page passou a ser a modelo mais fotografada do mundo, especialmente de biquíni e lingerie. Em janeiro de 1955, chegou ao ápice da carreira, ao posar para a revista “Playbloy” e se transformar em celebridade. Sua imagem virou febre e foi estampada nas cartas de baralhos e álbuns. Na época, seus pôsteres sensuais decoravam os quartos dos jovens.
Mais tarde, Page passou décadas longe dos holofotes, lutou contra uma doença mental e se tornou uma cristã convertida. Ela voltou à cena na década de 90, ao conceder algumas entrevistas.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL920186-7084,00-MORRE+BETTIE+PAGE.html
.
10 de dez. de 2008
Convenção de Tatuagem em Vitória reúne apaixonados
Desenhos animados, flores, borboletas, nomes e os mais diferentes símbolos. Os amantes da tatuagem trazem estampadas no corpo diversas demonstrações, que vão de declarações de amor até figuras que simbolizam histórias muito particulares.
Neste final de semana, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho de vários tatuadores de todo o Brasil. Os profissionais estão reunidos na capital capixaba (ES), onde acontece a 2ª Convenção de Tatuagem de Vitória. Ticano é um deles. Reconhecido em todo o Brasil, o tatuador já acumula mais de 30 prêmios nacionais e internacionais e é um dos organizadores do evento.
"Já participei de Convenções em todo o Brasil e garanto que consegui reunir aqui o que tem de melhor no País. Os melhores estão aqui. Tem gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas visitem o evento. Tudo com qualidade, segurança e muito profissionalismo", disse Ticano.
A 2ª Convenção de Tatuagem de Vitória reúne mais de 40 estandes que mostram o trabalho de tatuadores, de representantes de materiais do setor, body piercings e novidades do segmento. No evento é possível colocar um piercing ou fazer uma tatuagem na hora. Basta escolher o desenho e optar pelos diversos profissionais espalhados pelo local.
O corretor de Imóveis, Heitor Lobato, 45 anos, traz nas costas o que ele chama de "O manto da morte". Depois de ter se salvado de um grave acidente de carro ele decidiu fazer o desenho. Hoje estava na convenção. Fazia outra tatuagem, desta vez com Ticano.
"Acredito que toda tatuagem tem que ter um significado especial. Esse manto da morte esconde várias cicatrizes que ficaram do grave acidente que eu me salvei. Parei de ter que dar explicações sobre as cicatrizes, algo que me incomodava muito. Agora o que chama a atenção de todos é a minha tatuagem", afirmou Heitor.
O fotógrafo Caio, 19, finalizava a sua quarta tatuagem, dessa vez na perna esquerda. A sessão durou quase uma hora. Mas todo o processo durou mais de seis horas.
"Dói bastante, mas vale à pena. Tatuagem é um vício depois que a gente começa é impossível parar. Eu não penso em parar por aqui", disse Caio Schmitel.
Aline exibe mais de 30 tatuagens pelo corpo. A jovem, 28, fez o primeiro desenho aos 15 anos, com autorização dos pais. Gosta tanto dessa arte que se tornou uma tatuadora. Aline chamou a atenção para os cuidados na hora de fazer uma tatuagem.
"É fundamental observar a higiene e a assepsia do local. É obrigatório o uso de equipamentos esterilizados e materiais descartáveis. Também é importante conhecer bem e se identificar com o trabalho do tatuador", explicou Aline.
Bodypiercing há 10 anos, Ricardo Araújo, ressaltou a importância de se escolher profissionais especializados na colocação de piercings para evitar problemas futuros.
"É preciso escolher bem o profissional porque ele vai saber o que fazer se ocorrer algum problema e for preciso prestar algum tipo de socorro. Eles também sabem quais são os melhores materiais a serem utilizados. Para a primeira perfuração, por exemplo, o ideal é o aço cirúrgico, depois os piercings podem ser de titânio ou teflon e os alargadores de material orgânico", explicou Ricardo.
Tiago Maiques, 25, fez na Convenção mais uma tatuagem na cabeça. Ele já tem 80% do corpo tatuado.
"Comecei a tatuar bem cedo, não ligo para a dor. A primeira tatuagem que fiz foi um desenho animado. Agora já perdi as contas de quantas tatuagens tenho espalhadas pelo corpo", disse.
O tatuador Alyson Costa, do Rio de Janeiro, explicou que é preciso respeitar o limite de cada cliente.
"Eu sempre pego leve, principalmente quando faço tatuagens em partes mais delicadas como a cabeça, os pés e nas costelas, onde costuma doer mais. Aí é preciso ter muita paciência porque, às vezes, sangra bastante", disse o tatuador.
Fonte: http://planetaterra.terra.com.br/interna/0,,OI3377752-EI11904,00-Convencao+de+Tatuagem+em+Vitoria+reune+apaixonados.html
.
Neste final de semana, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho de vários tatuadores de todo o Brasil. Os profissionais estão reunidos na capital capixaba (ES), onde acontece a 2ª Convenção de Tatuagem de Vitória. Ticano é um deles. Reconhecido em todo o Brasil, o tatuador já acumula mais de 30 prêmios nacionais e internacionais e é um dos organizadores do evento.
"Já participei de Convenções em todo o Brasil e garanto que consegui reunir aqui o que tem de melhor no País. Os melhores estão aqui. Tem gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas visitem o evento. Tudo com qualidade, segurança e muito profissionalismo", disse Ticano.
A 2ª Convenção de Tatuagem de Vitória reúne mais de 40 estandes que mostram o trabalho de tatuadores, de representantes de materiais do setor, body piercings e novidades do segmento. No evento é possível colocar um piercing ou fazer uma tatuagem na hora. Basta escolher o desenho e optar pelos diversos profissionais espalhados pelo local.
O corretor de Imóveis, Heitor Lobato, 45 anos, traz nas costas o que ele chama de "O manto da morte". Depois de ter se salvado de um grave acidente de carro ele decidiu fazer o desenho. Hoje estava na convenção. Fazia outra tatuagem, desta vez com Ticano.
"Acredito que toda tatuagem tem que ter um significado especial. Esse manto da morte esconde várias cicatrizes que ficaram do grave acidente que eu me salvei. Parei de ter que dar explicações sobre as cicatrizes, algo que me incomodava muito. Agora o que chama a atenção de todos é a minha tatuagem", afirmou Heitor.
O fotógrafo Caio, 19, finalizava a sua quarta tatuagem, dessa vez na perna esquerda. A sessão durou quase uma hora. Mas todo o processo durou mais de seis horas.
"Dói bastante, mas vale à pena. Tatuagem é um vício depois que a gente começa é impossível parar. Eu não penso em parar por aqui", disse Caio Schmitel.
Aline exibe mais de 30 tatuagens pelo corpo. A jovem, 28, fez o primeiro desenho aos 15 anos, com autorização dos pais. Gosta tanto dessa arte que se tornou uma tatuadora. Aline chamou a atenção para os cuidados na hora de fazer uma tatuagem.
"É fundamental observar a higiene e a assepsia do local. É obrigatório o uso de equipamentos esterilizados e materiais descartáveis. Também é importante conhecer bem e se identificar com o trabalho do tatuador", explicou Aline.
Bodypiercing há 10 anos, Ricardo Araújo, ressaltou a importância de se escolher profissionais especializados na colocação de piercings para evitar problemas futuros.
"É preciso escolher bem o profissional porque ele vai saber o que fazer se ocorrer algum problema e for preciso prestar algum tipo de socorro. Eles também sabem quais são os melhores materiais a serem utilizados. Para a primeira perfuração, por exemplo, o ideal é o aço cirúrgico, depois os piercings podem ser de titânio ou teflon e os alargadores de material orgânico", explicou Ricardo.
Tiago Maiques, 25, fez na Convenção mais uma tatuagem na cabeça. Ele já tem 80% do corpo tatuado.
"Comecei a tatuar bem cedo, não ligo para a dor. A primeira tatuagem que fiz foi um desenho animado. Agora já perdi as contas de quantas tatuagens tenho espalhadas pelo corpo", disse.
O tatuador Alyson Costa, do Rio de Janeiro, explicou que é preciso respeitar o limite de cada cliente.
"Eu sempre pego leve, principalmente quando faço tatuagens em partes mais delicadas como a cabeça, os pés e nas costelas, onde costuma doer mais. Aí é preciso ter muita paciência porque, às vezes, sangra bastante", disse o tatuador.
Fonte: http://planetaterra.terra.com.br/interna/0,,OI3377752-EI11904,00-Convencao+de+Tatuagem+em+Vitoria+reune+apaixonados.html
.
2 de dez. de 2008
Tatuadores de todo o Brasil se reúnem em Salvador
Aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro no clube Baneb, situado no bairro do Costa Azul a 3ª Convenção de Tatuagem da Bahia. O evento foi ponto de encontro de tatuadores da Bahia e de outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo, o que permitiu a troca de informações entre os profissionais .
O tatuador Deo conta que enfrentou cerca de 30h de viagem de Goiânia até Salvador para participar da festa devido a importância que ele atribui à convenção “aqui eu sou observado por tatuadores de renome”.
O encontro também foi uma oportunidade de negócios para quem quer atingir o público que freqüenta festas do gênero, como Luciano Mendonça proprietário de um stand de vendas de produtos para a tabacaria. Outro aspecto que Luciano julga interessante é o contato com quem consome o que ele vende. Em relação a venda das peças exibidas em seu stand ele diz “não está ruim”.
A festa contou também com shows de bandas como Pessoas Invisíveis, Capitão Parafina e The Honkers. “São bandas da galera que curte tattoo”, fala Brisa Sousa, que aproveitou para fazer, no primeiro dia da convenção, uma tatuagem na perna. “Eu gosto de desenho, porque não colocar um em meu corpo?”, comenta ela lembrando também que feiras como essa são ideais para fazer uma tatuagem. “Os melhores do estado estão aqui”.
http://folhasalvador.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=502:tatuadores-de-todo-o-brasil-se-reunem-em-salvador&catid=art&Itemid=286
.
O tatuador Deo conta que enfrentou cerca de 30h de viagem de Goiânia até Salvador para participar da festa devido a importância que ele atribui à convenção “aqui eu sou observado por tatuadores de renome”.
O encontro também foi uma oportunidade de negócios para quem quer atingir o público que freqüenta festas do gênero, como Luciano Mendonça proprietário de um stand de vendas de produtos para a tabacaria. Outro aspecto que Luciano julga interessante é o contato com quem consome o que ele vende. Em relação a venda das peças exibidas em seu stand ele diz “não está ruim”.
A festa contou também com shows de bandas como Pessoas Invisíveis, Capitão Parafina e The Honkers. “São bandas da galera que curte tattoo”, fala Brisa Sousa, que aproveitou para fazer, no primeiro dia da convenção, uma tatuagem na perna. “Eu gosto de desenho, porque não colocar um em meu corpo?”, comenta ela lembrando também que feiras como essa são ideais para fazer uma tatuagem. “Os melhores do estado estão aqui”.
http://folhasalvador.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=502:tatuadores-de-todo-o-brasil-se-reunem-em-salvador&catid=art&Itemid=286
.
Assinar:
Postagens (Atom)