19 de dez. de 2008

Primeiros registros de tatuagens têm pelo menos 5 mil anos


É dessa idade a múmia congelada do caçador da Idade do Bronze encontrada em 1991, entre a Itália e a Áustria, que acredita-se ser o mais antigo corpo tatuado do mundo

Apesar de geralmente associada à juventude, a tatuagem é uma forma de expressão bastante antiga. Ao longo de sua existência, ela representou a arte e o modo de vida de diversas sociedades ao simbolizar ritos de passagem e importantes momentos históricos. Em indivíduos, retrata momentos particulares da vida ou simplesmente serve como ornamento.

É difícil definir datas precisas para o surgimento da tatuagem. Sabe-se que ela foi usada por diversos povos antigos em diferentes tempos e lugares, como Polinésia, América, Europa, Japão e China.

Os primeiros registros de pigmentação com tintas sob a pele remetem a pelo menos 5 mil anos. É dessa idade a múmia congelada do caçador da Idade do Bronze encontrada em 1991, entre a Itália e a Áustria, que acredita-se ser o mais antigo corpo tatuado do mundo.

"Ötzi, o homem do gelo", foi encontrado em um glaciar e estava tão bem conservado que foi possível contabilizar suas tatuagens, 57 no total. No Egito também foram encontradas múmias tatuadas, que datam do período entre 4000 e 2000 a.C.

Entre os povos da Ásia, especialmente os polinésios, a tatuagem é presente há pelo menos 4 mil anos. Na América, no século 15, havia índios tatuados quando Cristóvão Colombo chegou ao continente.

Europa

Na era das grandes navegações, foram justamente estes exploradores que apresentaram ao mundo a exótica arte dos corpos tatuados. Não era raro levar nativos tatuados encontrados em terras longínquas para exibição na Europa.

Em 1769, o inglês James Cook (o mesmo que "descobriu" o surfe) e sua tripulação ficaram encantados ao chegar ao Taiti e ver a população local coberta de desenhos em vez de roupas.

Esta viagem de Cook é um momento célebre na história da tatuagem. Foi ele quem inventou a palavra tattoo (tatuagem), em inglês. Em seu diário de bordo, ele escreveu que os habitantes exibiam "suas tattoos com muito orgulho", batizando a técnica com o nome pelo qual ficou conhecida.

Tattoo deriva do taitiano tatau, que significa marcar. Tatau também seria a onomatopéia para o ato de tatuar-se, na qual tat seria o barulho do instrumento que perfura a pele e o au o grito de dor da pessoa sendo tatuada.

Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/primeiros-registros-tatuagens-cinco-mil-anos-409823.shtml
.

Nenhum comentário: