10 de dez. de 2008

Convenção de Tatuagem em Vitória reúne apaixonados

Desenhos animados, flores, borboletas, nomes e os mais diferentes símbolos. Os amantes da tatuagem trazem estampadas no corpo diversas demonstrações, que vão de declarações de amor até figuras que simbolizam histórias muito particulares.

Neste final de semana, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho de vários tatuadores de todo o Brasil. Os profissionais estão reunidos na capital capixaba (ES), onde acontece a 2ª Convenção de Tatuagem de Vitória. Ticano é um deles. Reconhecido em todo o Brasil, o tatuador já acumula mais de 30 prêmios nacionais e internacionais e é um dos organizadores do evento.

"Já participei de Convenções em todo o Brasil e garanto que consegui reunir aqui o que tem de melhor no País. Os melhores estão aqui. Tem gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas visitem o evento. Tudo com qualidade, segurança e muito profissionalismo", disse Ticano.

A 2ª Convenção de Tatuagem de Vitória reúne mais de 40 estandes que mostram o trabalho de tatuadores, de representantes de materiais do setor, body piercings e novidades do segmento. No evento é possível colocar um piercing ou fazer uma tatuagem na hora. Basta escolher o desenho e optar pelos diversos profissionais espalhados pelo local.

O corretor de Imóveis, Heitor Lobato, 45 anos, traz nas costas o que ele chama de "O manto da morte". Depois de ter se salvado de um grave acidente de carro ele decidiu fazer o desenho. Hoje estava na convenção. Fazia outra tatuagem, desta vez com Ticano.

"Acredito que toda tatuagem tem que ter um significado especial. Esse manto da morte esconde várias cicatrizes que ficaram do grave acidente que eu me salvei. Parei de ter que dar explicações sobre as cicatrizes, algo que me incomodava muito. Agora o que chama a atenção de todos é a minha tatuagem", afirmou Heitor.

O fotógrafo Caio, 19, finalizava a sua quarta tatuagem, dessa vez na perna esquerda. A sessão durou quase uma hora. Mas todo o processo durou mais de seis horas.

"Dói bastante, mas vale à pena. Tatuagem é um vício depois que a gente começa é impossível parar. Eu não penso em parar por aqui", disse Caio Schmitel.

Aline exibe mais de 30 tatuagens pelo corpo. A jovem, 28, fez o primeiro desenho aos 15 anos, com autorização dos pais. Gosta tanto dessa arte que se tornou uma tatuadora. Aline chamou a atenção para os cuidados na hora de fazer uma tatuagem.

"É fundamental observar a higiene e a assepsia do local. É obrigatório o uso de equipamentos esterilizados e materiais descartáveis. Também é importante conhecer bem e se identificar com o trabalho do tatuador", explicou Aline.

Bodypiercing há 10 anos, Ricardo Araújo, ressaltou a importância de se escolher profissionais especializados na colocação de piercings para evitar problemas futuros.

"É preciso escolher bem o profissional porque ele vai saber o que fazer se ocorrer algum problema e for preciso prestar algum tipo de socorro. Eles também sabem quais são os melhores materiais a serem utilizados. Para a primeira perfuração, por exemplo, o ideal é o aço cirúrgico, depois os piercings podem ser de titânio ou teflon e os alargadores de material orgânico", explicou Ricardo.

Tiago Maiques, 25, fez na Convenção mais uma tatuagem na cabeça. Ele já tem 80% do corpo tatuado.

"Comecei a tatuar bem cedo, não ligo para a dor. A primeira tatuagem que fiz foi um desenho animado. Agora já perdi as contas de quantas tatuagens tenho espalhadas pelo corpo", disse.

O tatuador Alyson Costa, do Rio de Janeiro, explicou que é preciso respeitar o limite de cada cliente.

"Eu sempre pego leve, principalmente quando faço tatuagens em partes mais delicadas como a cabeça, os pés e nas costelas, onde costuma doer mais. Aí é preciso ter muita paciência porque, às vezes, sangra bastante", disse o tatuador.

Fonte: http://planetaterra.terra.com.br/interna/0,,OI3377752-EI11904,00-Convencao+de+Tatuagem+em+Vitoria+reune+apaixonados.html
.

Nenhum comentário: